quarta-feira, 28 de março de 2012

Alimentação saudável: impacto de desenhos animados portugueses estudados


  


Nova série de animação portuguesa visa mostrar a importância de uma alimentação saudável para crianças e terá seu impacto avaliado pela Organização Mundial de Saúde.

Crianças portuguesas, holandesas e húngaras vão participar de um estudo internacional que pretende avaliar o impacto, nos seus hábitos alimentares, de uma nova série de animação 100% portuguesa - os Nutri Ventures.

Teo, Lena, Ben e Nina são os heróis destes desenhos animados, que serão apresentados sábado no Cinema S. Jorge, em Lisboa. Por detrás de cada aventura dos Nutri Ventures há sempre o mesmo objetivo: mostrar a importância de uma alimentação saudável.

Para garantir que as mensagens nutricionais são "as mais indicadas", todas as falas dos heróis e vilões da animação foram lidas e revistas por especialistas da Associação Portuguesa de Nutricionistas, disse Rui Lima Miranda, um dos sócios fundadores da empresa Nutri Ventures.

No final do ano a série começará a ser vista também pelas crianças brasileiras, húngaras, polacas e israelitas. A empresa que produz a série está ainda em negociações para conseguir que os quatro heróis cheguem, ainda este ano, ao Reino Unido, Itália, México e China.

Para já, o trabalho português conseguiu chamar a atenção da Organização Mundial de Saúde (OMS): "Quando nos foi apresentado o projeto vimo-lo com bastante interesse não só pelos aspectos tecnológicos, mas particularmente pela mensagem e, uma vez que vai ser transmitida em muitos países, achamos que era importante medir o seu impacto. Por isso, sugerimos a realização de um estudo e ajudamos a estabelecer contatos com organismos com grande capacidade de investigação na área da promoção de saúde", contou o coordenador do programa de nutrição da OMS, João Breda.

Os responsáveis da Nutri Ventures aceitaram pôr a série à prova e, segundo Rui Lima Miranda, os testes serão feitos a partir do segundo semestre deste ano em três países: Portugal, Holanda e Hungria.

De acordo com o responsável da OMS, "os investigadores deverão estudar o impacto em termos de consumo alimentar e de atividade física das crianças, mas também em termos de conhecimento, percepções e das atitudes das crianças".

O excesso de peso afeta uma em cada quatro crianças europeias e até agora ninguém conseguia convencê-las para a importância da alimentação saudável, disse Rodrigo Carvalho, o outro sócio fundador da Nutri Ventures.

A série criada por Rodrigo e Rui tem como vilão um louco que decide ser dono do mundo, destruindo todos os alimentos e criando uma barra altamente calórica que se come apenas uma vez por dia. No entanto, antes da destruição, um grupo de nutricionistas consegue esconder todos os alimentos, que dão superpoderes às crianças.

"Não podemos esperar que a série vá mudar o panorama da obesidade na Europa, mas pode ter um efeito interessante e, por muito reduzido que seja, será sempre um contributo positivo", disse João Breda, lembrando que é preciso uma conjugação de políticas nacionais e locais que permitam que as crianças e suas famílias tenham acesso a uma alimentação saudável.

Para assistir ao trailer (em inglês) do Nutri Ventures clique no link: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KjTz3q_xnMk#!

Conheça também o site oficial do desenho animado em: http://www.nutri-ventures.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário